segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A leitura para o contexto infantil



A leitura proporciona entretenimento em diversas classes sociais, podendo ela ser: oral, silenciosa e contada por outras pessoas. Ouvir histórias incentiva a leitura e narrar é por a reflexão em funcionamento. A leitura para crianças aguça a imaginação e coloca as fantasias em funcionamento. Percebe-se que as narrativas mostram ao leitor uma maior riqueza de detalhes, possibilitando que ele interprete como quiser. Ler traz encantamento para quem ouve e para quem conta, através da leitura é transmitido valores culturais e o leitor se identifica com situações de seu cotidiano.
No universo infantil, os livros que mais se encaixam com o perfil das crianças e os quais elas têm um maior interesse são os clássicos, é notório que a criança tem um envolvimento emocional com as histórias que ela lê por se identificar com os personagens e com os fatos ocorridos. A criança sempre espera que o mais fraco vença e espera por um final feliz, por que muitas vezes ela própria se sente injustiçada. Nos contos infantis existem fatos do cotidiano e personagens que as crianças comparam com o da sua vida, diante disso pode-se afirmar que os contos infantis estão de acordo com a sua visão, porém estes não foram os primeiros dedicados a elas.
Os primeiros textos destinados para as crianças foram escritos por Pedagogos e professores no final do século XVII e durante o século XVIII, com o intuito de educar, antes disso não existia uma literatura destinada a elas porque não havia infância. É bom lembrar que a infância é uma invenção da modernidade, antes as crianças e os adultos compartilhavam o mesmo universo, como o trabalho, por exemplo, a criança se vestia e se comportava como um adulto e não havia nenhum tipo de laço afetivo entre eles.
Atualmente a literatura infantil não está voltada apenas para o caráter educativo, mas também para o lazer. Existem diversos autores que conseguem transmitir em suas obras conceitos moralizantes e educativos sem transformarem seu texto em algo pesado e difícil de ler, empregado nas escolas e no ambiente familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário