terça-feira, 20 de setembro de 2011

Fabulas Orientais - Consideradas umas das mais encantadoras



As pesquisas levaram como fonte primeira a Índia, na coletânea Calila e Dimna cujo a origem é de três livros Pantschatantra, Mahabharata e Vischmo Sarna, considerados como sagrados. Esses livros são narrativas utilizadas pelos priemeiros pregadores budistas, a partir do século VI antes de Cristo, eles propagavam a crença no Mestre Iluminando e pregavam a Justiça entre os homens e para a melhor compreensão eles transformavam os ensinamentos em contos, fábulas, apólogos, parábolas, etc.
Calila e Dimma são dois personagens que vivem situações (eternas paixões, inveja, egoísmo, ciúmes, o poder, a ambição) que mostram a vida como uma luta contínua inicialmente as estórias eram escritas para os adultos, no entanto mais tarde elas foram transformadas em literatura infantil.
É inegável que a mais importante coletânea de fabulas oriental é As Mil e Uma Noites ela foi traduzida e publicada por Antoine Gallard em 1704, a publicação foi um grande sucesso e foi através dele que o mundo ocidental ficou conhecendo essas fabulas. Essas narrativas não tinham uma intenção moralizante, essas histórias falavam sobre romances, aventuras. Segundo Nelly Novaes Coelho As narrativas de As Mil e Uma Noites revelavam o mundo real e fascinante de uma civilização e cultura bem diferentes da Cristã. A versão de Galland tem apenas 350 noites, mas foram suficientes para que o drama da princesa Scherazade e suas intermináveis estórias, contadas ao rei Schariar, passassem a fazer parte do cotidiano, nos alegres e cultos salões mundanos da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário