Leitura
A leitura
proporciona as pessoas que a praticam, conhecimento, saber e
informação. Possibilita a reflexão, as possibilidades existentes
de vida que durante vários anos poucos tiveram acesso a ela.
Quanto mais lemos
mais temos vontade de ler, pois assim conseguimos construir o
conhecimento e as percepções que se tem de mundo, lendo obras que
ficam para toda a eternidade, pois esses não há prazo de validade.
Quando se lê um
livro ele te leva a outro livro segundo Machado (2002, P. 130) “a
leitura que fizemos de um livro escrito a séculos pode ser
influenciada pela lembrança de um texto atual que lemos antes.”
Cabe agora as
pessoas decidirem que tipo de livros irão ler, quanto maior a
quantidade de pessoas que leem com as mais diversas histórias
“estabelecendo sua própria rede de preferencias e influir nos
outros”.
Clássicos lidos na
infância
Os livros clássicos
lidos desde cedo proporcionam ao leitor uma bagagem cultural e
afetiva que o leitor incorpora por toda a sua vida, desde modo ela
acaba por ajuda-lo a construir o seu caráter.
Desde modo é
interessante que as crianças leiam os clássicos, não
necessariamente as leituras pesadas e versões completas, mas podem
ler versões bem adaptadas para eles de autores conceituados. O
importante é saberem que esses livros existem, e ter o contato
textos originais.
Quando os leitores
mais cedo tem o contato com as narrativas clássicas mais facilidade
e mais naturalmente ele vai se apropriar de leituras mais densas. De
todo o modo é de suma importância que a leitura deve ser livre,
desse modo o leitor é quem deve escolher e ler o que mais se
interessar sem a mediação do adulto para tal fato.
Referencia:
Machado, Ana Maria. Como e porque ler os clássicos universais desde cedo. São Paulo 2002.
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