segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Leitura e os Clássicos lidos na infância.



Leitura
A leitura proporciona as pessoas que a praticam, conhecimento, saber e informação. Possibilita a reflexão, as possibilidades existentes de vida que durante vários anos poucos tiveram acesso a ela.
Quanto mais lemos mais temos vontade de ler, pois assim conseguimos construir o conhecimento e as percepções que se tem de mundo, lendo obras que ficam para toda a eternidade, pois esses não há prazo de validade.
Quando se lê um livro ele te leva a outro livro segundo Machado (2002, P. 130) “a leitura que fizemos de um livro escrito a séculos pode ser influenciada pela lembrança de um texto atual que lemos antes.”
Cabe agora as pessoas decidirem que tipo de livros irão ler, quanto maior a quantidade de pessoas que leem com as mais diversas histórias “estabelecendo sua própria rede de preferencias e influir nos outros”.

Clássicos lidos na infância
Os livros clássicos lidos desde cedo proporcionam ao leitor uma bagagem cultural e afetiva que o leitor incorpora por toda a sua vida, desde modo ela acaba por ajuda-lo a construir o seu caráter.
Desde modo é interessante que as crianças leiam os clássicos, não necessariamente as leituras pesadas e versões completas, mas podem ler versões bem adaptadas para eles de autores conceituados. O importante é saberem que esses livros existem, e ter o contato textos originais.
Quando os leitores mais cedo tem o contato com as narrativas clássicas mais facilidade e mais naturalmente ele vai se apropriar de leituras mais densas. De todo o modo é de suma importância que a leitura deve ser livre, desse modo o leitor é quem deve escolher e ler o que mais se interessar sem a mediação do adulto para tal fato. 

Referencia: 
Machado, Ana Maria. Como e porque ler os clássicos universais desde cedo. São Paulo 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário