Sabemos
que leitura é um tema presente em nosso cotidiano e diversas são as
formas como podemos entendê-la, vivê-la e expressá-la. Da mesma
forma sabemos que a literatura como área de conhecimento vem sendo
estudada há muito tempo, porém não nos cabe aqui fazer um panorama
de todo esse processo, apenas gostaríamos de indicar a relação da
literatura com o espaço educativo, na tentativa de melhor
compreender esse processo e indicar e potencializar caminhos de como
pode ser trabalhada de forma a ampliar o processo de alfabetização.
É pensando nessa importância que queremos justificar a escolha em
pesquisar esse tema.
Girotto
(2007) indica que a literatura sempre teceu o relacionamento do ser
humano com o mundo e que se serviu do uso das palavras nas mais
diferentes formas.
Na mesma linha temos
os estudos de Lajolo (1982) em que a autora chama a atenção para a
discussão em torno da obra literária enquanto objeto social, ou
seja, afirmando que para que ela exista é necessário que alguém a
escreva e, consequentemente, que alguém a leia. Nesse projeto de
pesquisa trabalharemos também a questão do reconto, ou seja, a
necessidade de que alguém a reconte!
Muitos
autores nos ajudaram a compreender a temática da leitura de
literatura e começamos por registrar os escritos de Machado (2002),
momento em que a autora afirma que além de percebermos o quanto a
literatura está presente no cotidiano das pessoas é possível,
também dizer o quanto ela proporciona conhecimento, saber e
informação e possibilita a reflexão, as possibilidades existentes
de vida. Apesar de toda sua importância sabemos que, durante vários
anos e ainda nos dias atuais, poucas pessoas têm ou tiveram acesso a
ela e é um pouco sobre isso que iremos tratar, também.
O
processo de leitura, ainda de acordo com a autora é algo que pode
incentivar e ampliar nossas aprendizagens, pois quanto mais lemos
mais temos vontade de ler, e dessa forma, conseguimos construir o
conhecimento de mundo. Nesse sentido é importante oferecer uma
bagagem considerável de livros de boa qualidade, para que as pessoas
possam não apenas ler, mas também, ter autonomia e decidir
livremente suas opções além de elaborar reflexões a partir da
leitura. Tais livros de boa qualidade nós denominaremos aqui por
clássicos, ou seja, leituras que possibilitam uma ampla reflexão,
pois tais leituras apesar de terem sido escritas há muito tempo não
apresentam prazo de validade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário