quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12 de outubro



Hoje é o dia em que se comemora muitas coisas. Uns comemoram o dia das crianças, compram brinquedos e partilham a alegria de ser pais e ter seus filhos juntos, outros não, porque não tem como e porque comemorar. Para os religiosos e fieis os foguetes para Nossa Senhora Aparecida!! E hoje também é o dia da leitura, que fica meio ofuscado diante de tantas comemorações e também porque no Brasil quase não se lê. E hoje também é o dia em que o Maluco de Br vai pra nunca mais voltar! Chico-lé, saudades mais que ETERNAS! 

Um bom documentário que fala um pouco sobre a infância é Song Song e a Pequena Gatinha. Vale a pena dar uma conferida, escrevi uma resenha sobre esse documentário que foi pedido na matéria de Fundamentos Históricos e Políticos da Educação Infantil.


  

O filme se inicia com Song Song tocando piano, enquanto seus pais discutem sobre um filho bastardo que seu pai tinha fora do casamento, à garota fica visivelmente chateada com a briga dos pais. Sua mãe grita e manda o marido embora, Song Song bate as mãos nas teclas do piano com a intenção de abafar os gritos de seus pais. Seu pai chega até ela e diz que irá fazer uma viagem e que retornaria no final da semana. Fica evidente que seu pai não mais retornaria para a casa.
Diante disso tudo a mãe da garotinha sempre chora, não dá atenção para a sua filha praticamente a ignora, ela se fecha em seu mundo cheio de problemas e amarguras. Em uma cena que se passa no carro a mãe continua chateada e calada, Song Song sentada no banco de traz segurando uma boneca diz a sua mãe que se ela tivesse um irmãozinho ela daria a sua boneca para ele brincar, sua mãe responde de uma maneira indiferente dizendo para ela não mais falar nesse assunto. A garota fica chateada e atira pela janela do carro a sua boneca.
Um senhor com uma aparência de ser bem pobre, após alguns instantes passar por lá e pega a boneca, ao pega-la lembra-se que, naquele mesmo lugar ele encontrou uma criança recém-nascida abandonada pela mãe, ele acabou criando essa menina com um imenso carinho. Gatinha estava cozinhando para seu avô, eles viviam em uma espécie de vila bem humilde e simples. Ao ver seu avô chegar em casa ela nota logo a boneca que estava escondida atrás dele, ele a dá de presente e a garota fica deslumbrada com a boneca. Seu avô diz que encontrou a boneca no mesmo lugar que a encontrou. Gatinha olha sorrindo para a boneca e diz: “Vovô o braço dela está quebrado igual a minha perna, agente não faz um par perfeito?” Seu avô sorri e balança a cabeça com um sinal de aprovação.
O sonho do avô de Gatinha era que ela frequentasse a escola, então ele juntava dinheiro para que isso pudesse acontecer. A menina se mostra bem generosa quando diz que ela guardou os últimos pedaços de carne para seu avô, assim ele poderia estar saudável de forte para trabalhar e poder juntar o dinheiro necessário para que ela pudesse ir para a escola.
Gatinha e seu avô vão até o mercado, seu avô vê um lápis no meio da rua e vai até lá para apanhá-lo, só que é atropelado por um caminhão, passado algum tempo ela procura por seu avô.
Gatinha é levada por um homem, nesse lugar ela é obrigada a trabalhar vendendo flores com outras crianças, quando ela sai as ruas para vender as flores, as pessoas sempre a tratam com desprezo e desrespeito. No jantar enquanto as crianças comem, o chefe aparece para recolher o dinheiro. Uma das crianças não consegue vender as flores então o homem nervoso jogando o seu prato de comida no chão e diz que ela não conseguir dinheiro ela não come. Ele olha para Gatinha e a ameaça.
Gatinha lava o vestido de sua boneca, arruma, tenta consertar o braço quebrado e cuida muito bem dela e as outras crianças a observam sentadas, após ter terminado de arrumar e cuidar de sua boneca Gatinha a dividi para que as outras crianças também tenham a oportunidade de brincar . Enquanto isso é mostrado Song Song em seu quarto, sentada com uma cara desanimada e triste rodeada por lindas e muitas bonecas, então a menina se levanta e quebra todas elas.
Song Song estava deitada no chão, quando sua mãe se aproxima, dizendo que a levaria para brincar. Elas passam de carro por uma rua que Gatinha estava vendendo suas flores, Song Song observa aquela menina vendendo flores com uma boneca no colo. Gatinha oferece flor a um rapaz que estava sentado que a trata mal e a empurra bruscamente levando ela cair no chão quando ela insiste novamente para ele comprar a flor. Gatinha se aproxima de Song Song e oferece a flor para comprar, Song Song observa bem a menina e vê que a boneca que ela segura em seus braços estava com um dos braços quebrados, e que mesmo assim, ela tratava a boneca com um grande amor. A garotinha diz a Little Cat que a boneca é linda, ambas sorriem. Gatinha resolve presentear Song Song com uma flor e ela vai embora com a sua mãe.
A mãe de Song Song se aproxima de um rio e dirige lentamente até e le, ao atingir o final da ponte ela para o carro e ameaça jogar o carro no rio. Song Song em nenhum momento percebe qual é a pretensão de sua mãe, a menina fica lembrando-se da Gatinha de como ela aparenta estar feliz com a sua boneca, Song Song então começa a cantarolar. Sua mãe olha para trás olha a sua filha com um ar de felicidade e desiste daquela terrível ideia. Elas voltam para casa Song Song toca piano e sua mãe a observa e a abraça carinhosamente.
Gatinha estava andando na rua e se aproxima do portão de uma escola e vê crianças brincando na hora do recreio e a imagina brincando e estudando com as outras crianças, na sala de aula, aprendendo o alfabeto e vê a imagem de seu avô acenado com um sorriso no rosto bem feliz na janela.
O filme termina com uma frase do livro O Pequeno Príncipe “todos os adultos um dia já foram crianças embora poucos deles se lembrem disso.” 



Nenhum comentário:

Postar um comentário