domingo, 2 de outubro de 2011

Todo Dia é Dia de Ler




Ler inclui, recria, expande, ensina, transforma, constrói, promove cidadania. Saber  ler é a base   que  sustenta  todas  as demais.  Quem lê se torna dono da sua própria história e participa da construção de histórias coletivas.

Para aprender a ler, é preciso ter a companhia amorosa e intensa de um adulto educador desde a primeira infância. Para aprender a ler, é preciso ter acesso aos livros. Os caminhos para a formação do leitor começam em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, passam pelas escolas, pelas mãos dos professores, e se estendem às bibliotecas, com apoio permanente dos bibliotecários.

Leituras em casa, em escolas, em bibliotecas públicas e comunitárias, em parques, em livrarias... Todo dia é dia de ler, e muitos lugares podem e devem abrigar leituras e leitores. Como bem disse o escritor Goethe, aprender a ler é tarefa para toda uma vida.

Então, mãos à obra, porque:

Hoje pode ser o dia em que uma criança descobre o gosto pela leitura, e isso afetará o amanhã de todos, letra por letra, em grande escala, Brasil a dentro, mundo afora.


FONTE: http://www.ecofuturo.org.br/diadaleitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário